17 de dez. de 2009
3 de nov. de 2009
28 de set. de 2009
Como Rezar O Santo Terço
Oferecimento do Terço (Antes do início do Terço). Divino Jesus, nós vos oferecemos este terço que vamos rezar, contemplando os mistérios da nossa Redenção. Concedei-nos pela intercessão de Maria, vossa Mãe Santíssima, a quem nos dirigimos às virtudes para bem rezá-lo e a graça de ganharmos as indulgências desta santa devoção. Oferecemos particularmente... (aqui colocam-se as intenções)
(Na Cruz). Creio em Deus Pai, todo poderoso, criador do céu e da terra, e em Jesus Cristo seu único Filho, Nosso Senhor, que foi concebido pelo poder do Espírito Santo, nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado, desceu à mansão dos mortos, ressuscitou ao terceiro dia, subiu aos céus e está sentado à direita de Deus Pai todo poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos; creio no Espírito Santo, na santa Igreja Católica, na comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na Ressurreição da carne e na vida eterna. Amém.
Oração do Pai-Nosso (Todas as bolinhas maiores)
Pai nosso, que estais no céu, santificado seja o vosso nome, venha a nós o vosso reino, seja feita a vossa vontade assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje, perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tenha ofendido e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Amém.
Oração da Ave-Maria (Todas as dezenas - bolinhas menores)
Ave-Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém.
Glória ao Pai (Ao final de cada dezena)
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém!
Jaculatória (Após a Glória ao Pai)
Ó meu Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno, levai as almas todas para o céu e socorrei principalmente as que mais precisarem.
Agradecimento (Última oração ao final do terço)
Infinitas graças vos damos, Soberana Rainha, pelos benefícios que todos os dias recebemos de vossas mãos liberais. Dignai-vos, agora e para sempre tomar-nos debaixo do vosso poderoso amparo e para mais vos obrigar, vos saudamos com uma Salve Rainha.
Salve Rainha,
Mãe de Misericórdia, vida doçura, esperança nossa, salve! A vós bradamos os degradados filhos de Eva; a vós suspiramos gemendo e chorando neste vale de lágrimas. Eia, pois, advogada nossa esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei, e depois deste desterro nos mostrai a Jesus, bendito fruto do vosso ventre, ó Clemente, ó Piedosa, ó Doce, sempre Virgem Maria.
Rogai por nós, Santa Mãe de Deus, para que sejamos dignos das promessas de Cristo.
MISTÉRIOS DO TERÇO
MISTÉRIO GOZOSOS SOBRE A INFÂNCIA DE JESUS (segunda e sábado)
2. Mistério: Visita de Nossa Senhora à sua prima Santa Isabel (Lc 1,39-56)
3. Mistério: Nascimento de Jesus em Jesus (Lc 2,1-21)
4. Mistério: Apresentação do Menino Jesus no templo (Lc 2,22-40)
5. Mistério: Encontro de Jesus no templo entre os doutores da lei (Lc 2,41-52)
MISTÉRIOS DOLOROSOS SOBRE A PAIXÃO DE JESUS (terça e sexta-feira)
2. Mistério: Flagelação de Jesus atado à coluna(Mt 27,11-26)
3. Mistério: Coroação de espinhos de Jesus por seus algozes (Mt 27,27-31)
4. Mistério: Subida dolorosa do Calvário (Jo 19,17-24)
5. Mistério: Crucificação de Jesus (Jo 19,25-37)
MISTÉRIOS GLORIOSOS SOBRE A RESSURREIÇÃO DE JESUS E DE SUA MÃE MARIA (quarta-feira, e domingo).
2. Mistério: A ascensão Gloriosa de Jesus ao Céu (Lc 24, 50-53)
3. Mistério: Descida do Espírito Santo sobre os apóstolos (Ato 2,1-13)
4. Mistério: Assunção Gloriosa de Nossa Senhora ao céu (Sl 44,11-18)
5. Mistério: Coroação de Nossa Senhora no Céu(Apo 12, 1-4)
MISTÉRIOS LUMINOSOS (quinta-feira)
1. Mistério: Batismo do Senhor no Jordão (Cor 5, 21 - Mt 3, 17)
2. Mistério: Bodas de Caná (Jo 2, 1-12)
3. Mistério: A proclamação do Reino (Mc 1, 15)
4. Mistério: A Transfiguração de Jesus (Lc 9, 35)
OBS: PARA REZAR O TERÇO REZA-SE OS MISTÉRIOS DO DIA E PARA REZAR O ROSÁRIO REZA-SE TODOS OS MISTÉRIOS.
22 de set. de 2009
19 de ago. de 2009
Sínodo - Arquidiocese de Vitória

O Sínodo é um tempo de reflexão no qual a Igreja reflete sobre sua ação evangelizadora e a partir dessa reflexão toma decisões sobre novas formas para continuar anunciando a Verdade de Jesus à sociedade do momento.
Na Arquidiocese de Vitória o Sínodo teve início em 2006 e está na fase final. No primeiro semestre de 2009 toda a Igreja Local (pastorais, movimentos, associações, equipes de serviço, etc) viverá momentos fortes de oração retomando os temas refletidos em todas as comunidades ao longo do período transcorrido: Celebração do Mistério Pascal – Igreja Missionária, Acolhedora e Aberta ao diálogo – A Ministerialidade da e na Igreja - A família – A Cultura de paz – Formação integral para a fé e o agir cristão.
PROGRAMAÇÃO GERAL ENCERRAMENTO DO SÍNODO
DATA: 23 DE AGOSTO
LOCAL: PRAÇA DO PAPA
HORÁRIO: A PARTIR DE 08hs
08hs – Chegada da imagem original de Nossa Senhora da Penha (A imagem virá de carro até à Assembleia Legislativa e dali até à Praça será carregada pela Marinha e acompanhada pelas comunidades de Vila Velha. As demais Áreas Pastorais devem aguardar a Imagem ao longo deste percurso e na Praça do Papa.
09hs – Celebração Eucarística – As comunidades devem trazer bandeiras dos padroeiros ou de grupos que serão erguidas em dois momentos: 1º Quando a Imagem de Nossa Senhora passar pelo corredor na entrada da Praça. 2º No momento do Glória.
11hs – Apresentação do Documento Final do Sínodo
12hs – Benção Apostólica – Concessão de indulgência plenária – Translado da Imagem de Nossa Senhora para o Memorial da Paz. – A imagem de Nossa Senhora da Penha permanecerá no Memorial até ao final das atividades do dia.
13hs – Show com a Banda Ciros – Durante o intervalo haverá barracas de alimentos na Praça
15hs – Show com Joana
16:30hs – Benção e despedida da imagem de Nossa Senhora e encerramento das atividades.
14 de ago. de 2009
Vocação
Viver a vocação é sentir-se chamado por Deus à vida, numa atitude de plena doação de si mesmo ao projeto divino.
Cada época da humanidade nos apresenta um modelo típico do “modo de ser humano”, um “modo de ser santo”. No meio de tantos “modelos”, gostaríamos de ressaltar os dois mais ilustres cidadãos de Assis: São Francisco e Santa Clara, jovens “medievais” que partilharam o mesmo desejo de seguir radicalmente Jesus Cristo e viver segundo o Evangelho.
Este “Pobre de Assis” e esta “Dama Pobre”, porque viveram bem a vocação cristã no particular de sua época tornaram-se “universais” e continuam a provocar interesse. Francisco e Clara atravessam o tempo sempre sugerindo, sempre sendo um pólo de atração.
Clara e Francisco, duas grandezas luminosas no coração da Igreja, fazem lembrar o brilho do sol e o brilho da lua. Ambos ligados por uma amizade intensa e transparente, parecem viver um sob a claridade do outro, e ambos sob a luz do Grande Sol, o Cristo pobre e crucificado.
O encontro de Francisco com os leprosos divide sua vida em um antes e um depois: é sua conversão. Passa a cuidar deles como se fossem o corpo de Cristo. Mas sua compaixão se expande. Verga-se, em sincera reverência, na direção das mais insignificantes criaturas, quer conversar com elas, falar-lhes, em cortesia, de sua gratidão por tê-las a seu lado, quer protegê-las.
Clara tinha certeza de que Deus lhe chamara para a vida de consagração total a Ele, o grande Rei, Altíssimo Pai celestial. Ela nos deixa a imagem de uma mulher integrada e integradora, plena, simples, trabalhada pela graça divina.
Ao celebrarmos, neste ano, 800 anos do “Carisma Franciscano” (o “sonho-vocação” de Francisco e Clara vivido numa numerosa família de irmãos e irmãs), somos convidados a reviver o sonho de Francisco e Clara em “nosso chão”: sermos presenças evangelizadoras, fraternas, densamente humanas, que procuram recriar na fé e esperança uma história semelhante a que eles viveram nos distantes primórdios.
Frei Adriano Dias do Nascimento, ofm.
Convento da Penha
8 de ago. de 2009
Olá Galera Universitária, neste último semestre de 2009, o Grupo de Oração Universitário da UVV está bem estratégico. Com a colaboração dos alunos e seus respectivos cursos, vamos bombar nossa divulgação. Iniciamos também uma nova coordenação do GOU que pretende dar continuidade ao trabalho desenvolvido dinamizando novas idéias.Bjs, Lisandra (coordenadora do GOU Deus é Mais)"
28 de jul. de 2009
7 de jun. de 2009
MUR 14 anos de Missão no Espírito Santo.
MUR (Ministério Universidades Renovadas) do Estdado do Espírito Santo está em festa, pois como lembra Darlan Campos (Coord Estadual MUR-ES) que está em Missão na Coreia do Sul. O Ministério completa 14 anos neste mês de Junho de existência aqui no Estado, "14 anos que tivemos o primeiro Grupo de Oração Universitário no estado, que foi o GOU Aliança com o Senhor, na Capela da UFES". E para celebrar este mês com muita alegria o GOUVV (grupo de oração universitário da UVV está com uma programação especial que começa nesta quarta feira 10/06/09 as 20:40 com a Santa Missa em ação de graças e realiza durante todo o mês de junho uma programação voltada a uma experiência profunda com o Espírito Santo de Deus. Os Grupos de Oração Universitário na UVV acontecem todas as:Segundas Feiras - Matutino - no Intervalo;
Terças Feiras - Vespertino - no Intervalo ;
Quartas Feiras - Noite - no Intervalo.
Venha fazer parte desse sonho de Amor!
Universidades Renovadas Um Sonho de Amor para o Mundo!
Att.
André Souza
13 de mai. de 2009
Servir eis o seu chamado
Vila Velha, 13 de Maio de 2009
GOUVV - GRUPO DE ORAÇÃO UNIVERSITÁRIO
Servir eis o seu chamado
Palavra: Macabeus I, Capítulo 13, 3 -4
“Vós mesmos sabeis bem o que eu, meus irmãos e a casa de meu pai temos feito pelas leis e pelo santuário, as guerras e as dificuldades que temos conhecido.”
“Foi assim que meus irmãos foram mortos pela causa de Israel e que fiquei eu só.“
“Eles serão para mim um bem particular - diz o Senhor dos exércitos - no dia em que eu agir; tratá-los-ei benignamente como um pai trata com indulgência o filho que o serve.”
“E vereis de novo que há uma diferença entre justo e ímpio, entre quem serve a Deus e quem não o serve.”
Música: A quem você quer servir.
----
Que maravilhosa realidade: Deus nos chama!
Verdadeiramente é Deus quem nos escolhe, e por que somos os escolhidos de Deus, sentimos em contra partida uma necessidade interior de nos colocar a serviço de Jesus e seguir seu exemplo de zelo pela sua Santíssima Igreja.
Tudo isso começa no Batismo que recebemos ainda quando criança e que vemos reacender em nos com o Pentecostes que vem sobre nós nos dias de hoje.
Não é uma tarefa fácil servir a Deus nos tempos de hoje, porém como vimos no livro de Macabeus não é questão de tempo moderno ou mesmo de modernidade, sempre houve dificuldade, mais ainda sempre teve os que servem a Deus.
Muitos são criados para servir a Deus, até Lúcifer o anjo das trevas foi criado para servir a Deus. No entanto Maria é exemplo de servir, nosso referencial junto com os Anjos e Santos que servem a Deus por toda eternidade.
Mas de fato quem são os que servem a Deus nos dias de hoje, muitos são os que são chamados, poucos são os que reagem ao chamado.
Precisamos nos decidir de fato por Jesus, e se posicionar junto ao exercito de Deus. Sim, pois também agora, Deus está lançando o seu chamado a mim e a você caríssimo, pois você é o bem mais particular de Deus.
Att.
24 de abr. de 2009

Cheio de novidade e com uma galera cheia de energia e muita vibe... este é o Rock em sua edição de 2009 que pretende marcar a vida de muitos universitários.
O evento que é aguardado com muita alegria pela comunidade acadêmica acontece num ambiente de muita paz.
As inscrições estão a todo vapor e ainda podem ser feitas nos grupos de oração universitário.
FAÇA SUA INSCRIÇÃO NO GOU!
15 de abr. de 2009
Grupo de Oração na Faculdade

É com essa galera que nos reunimos durante os intervalos de segunda pela manhã, terça na parte da tarde e na quarta no período da noite. Os encontros acontecem na capela da UVV, Vila Velha, Espírito Santo. E a cada dia vem chegando mais gente. Música, louvor, pregação e muita adoração fazem parte do carisma desse Ministério da Renovação Carismática Católica. Universidades Renovadas é um sonho que a cada dia vem se tornando realidade.
By André Souza
1 de abr. de 2009
Grupo de Oração Universitário - UVV

27 de fev. de 2009
Pastoriando...
*Jesus Está Vivo! "Por isso a criação aguarda ansionamente a manifestação dos filhos de Deus" (Rm 8, 19)*
Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo!!!
Família querida...Querida família
Eis o chamado especial que Deus tem para o estado do ES, para o MUR-ES.
Gostaria de nessa breve partilha, comentar um pouco do que tem para nós nesse ano, a partir da moção que o Senhor nos revelou.
Viver a Vida no ES, é viver o nosso dia a dia a partir da experiência sensível e perene da presença do ES em nossas vidas. Porém o ES ao falar conosco, se utiliza de moções (ou rhemas). Sendo assim, viver a vida no ES é viver o rhema que o Senho nos concede. Vivendo o rhema eu estarei vivendo sobre o prisma e a direção do ES. Porém algumas coisas são importantes, alguns dons são importantes para que possamos a cada dia, viver mais e mais a Vida no ES. Esses dons podem nos auxiliar numa vivência mais profunda da Vida no ES.
4 dons em especial, podem nos ajudar nessa caminhada rumo a Vida no ES. O *dom da Escuta*, através do qual colheremos do Senhor a sua vontade para nossa vida. O *dom do Discernimento*, que nos dará a graça de discernimento o que vem de Deus e o que não vem de Deus, o que é para hoje e o que é para amanhã, a partir da moção recebida. O *dom da Fé* para crer com firmeza que essa é a vontade de Deus para a minha vida; eu poderia Escutar o Senhor, Dicernir mas não acreditar não colocar nEle minha confiança, e isso dificultaria a minha vivência da Vida no ES. Depois o *dom da Sabedoria*, para saber o que e como fazer, o que convém e o que não convém.
Viver a Vida no ES é viver a moção a qual o ES nos revela. Quem vive a moção
do ES, vive mais próximo e mais intimamente a Vida no ES.
*Jesus Está Vivo! "Por isso a criação aguarda ansionamente a manifestação
dos filhos de Deus" (Rm 8, 19)*
Gostaria de destacar 3 aspectos que podem nos auxiliar nessa Quaresma, podem e devem ser focos de reflexão e aprofundamento dentro de nosso estado e nosso ministério.
Iniciamos o nosso Rhema com uma exclamação: JESUS ESTÁ VIVO!!! Eis o grito que rompe o nosso peito e chega aos ouvidos de todos, Jesus Ressuscitou e se encontra presente e encontrável tooodos os dias em todas as Igrejas do mundo inteiro através da Sagrada Eucaristia. Nosso primeiro chamado esse ano é vivermos um ano Eucaristico. Precisamos ir mais a Santa Missa, ir mais ao Santíssimo, é na FONTE que o Senhor quer que nos alimentemos. Pra que comer migalhas se o Pai nos chama a sentar a mesa e provar excelentes manjares!?!
Segundo a criação aguarda ansionamente a manifestação... a criação aguarda ansiosa, ela espera e anseia por experimentar Deus, é nosso dever anunciar, há um mandato sobre nós,"anunciar o envangelho não é glória para mim; é uma obrigação que me impõe. Ai de mim, se eu não anunciar o evangelho" (I Cor 9,16)
Terceiro, Filhos de Deus. Deus quer que resgatemos nossa filiação divina.
Que maravilha o poder do sacramento do Batismo. Através dele somos inseridos na família de Deus, somos marcados, selados com o selo de Filhos de Deus!!!
não importa o que façamos ou deixemos de fazer, sempre seremos filhos de
Deus... Deus quer resgatar em nós a força, a graça, a maravilha de ser filho
de Deus, e nos chama a assumirmos as consequências de sermos FILHOS DE
DEUS...
Amados, que essas simples palavras possam gerar em nossos corações reflexões
muito mais profundas e atitudes verdadeiras de conversão e vida... Que nossa
Quaresma possa ser cada dia mais santa, e mais profunda, rumo a Páscoa e ao
Calvário com Cristo...
Deus os abençoe...
Grande abraço
Darlan Campos
Coord Estadual MUR-ES
13 de fev. de 2009
Rhema MUR - ES 2009

"Jesus esta vivo, Por isso a criação aguarda ansiosamente a manifestação dos filhos de Deus" Rom 8, 19 - Rhema MUR - ES 2009.
No Livro de Romanos capítulo 8, versículo 18: ' Tenho para mim que os sofrimentos da presente vida não tem proporção alguma com a glória futura que nos deve ser manifestada. Por isso a criação aguarda ansiosamente a manifestação dos filhos de Deus. Hoje Deus nos dá a graça de retomarmos e fixarmos neste último versículo. No Livro de I João capítulo 3: 'Considerai com que amor nos amou o Pai para nos sermos chamados filhos de Deus. Caríssimos, desde agora somos filhos de Deus, mas ainda não se manifestou o que deveremos ser.
Os dois trechos falam da manifestação do Filho de Deus. É como está dizendo em Romanos: a criação toda aguarda esta manifestação. A mulher nova, o homem novo que está dentro de você.
Essa é a moção de Deus para nós neste ano de 2009, anunciar que Jesus está vivo e ainda deixar Deus manifestar a sua Glória em nós. A criação e também os filhos e filhas de Deus aguardam ansiosamente a a manifestação dos filhos de Deus. E como nunca antes esse povo está sedento de Deus. Talvez eles nem saibam que a sede insacialvel que sentem é de Deus, nossa missão enquanto igreja militante é anunciar a boa nova de Jesus Cristo Vivo e presente, usar dos Dons e Carismas para clamar um petecostes capaz de transformar nossa vida. Assim seremos os Santos dos tempos modernos, que lutam para ocupar seu lugar no Céu.
By André Souza
12 de jan. de 2009
Volta para casa...
Este é um video que vale muito a pena assistir.
Deus não desiste de você.
By André Souza





